O que é e como funciona o Enduro FIM

Espaço para troca de mensagens entre pilotos, trilheiros e visitantes. Enduro de Regularidade, Cross Country, Enduro FIM em 2 rodas é aqui mesmo.

Moderador: TCC

Avatar do usuário
Cassius
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 4228
Registrado em: 29 Jul 2004, Qui, 12:52
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

O que é e como funciona o Enduro FIM

Mensagem por Cassius » 24 Out 2011, Seg, 22:06

O que é o Enduro F.I.M.?
O FIM é a modalidade de enduro mais difundida em todo o mundo, principalmente na Europa, sendo que o campeonato mundial tem mais de 20 anos de existência. Lá fora chamam apenas de Enduro, mas como aqui temos o Enduro de Regularidade que é muito praticado, p/ não confundir, instituiu-se o nome FIM, que nada mais é do que a sigla da Federação Internacional de Motociclismo, já que trata-se de uma modalidade internacional.

Como funciona?
Imagine um circuito oval de aproximadamente 30 km, largando de um ponto e chegando no mesmo ponto novamente. Este circuito pode ser composto por ruas de asfalto, estradões de terra, caminhos abandonados, carreiros, pastos, reflorestamento, enfim, trilhas. Todo este roteiro a ser seguido pelo piloto é sinalizado por setas indicadoras de direção, bumpings, bandeiras, fitas e etc, isto é, todo o caminho é identificado visualmente pelo piloto. Obviamente, não é “bumpiado” como uma pista, pois seriam necessários 60km de fitas, mas as marcações são perfeitamente identificáveis.
Dentro deste circuito de 30 km, há trechos de deslocamento e trechos cronometrados, ou seja, não é como o crosscountry que você larga com a mão no fundo e acelera o tempo todo em todo percurso. No Enduro FIM, vc vai acelerar apenas em pequenos trechos que vão de 1 a 7 km normalmente, e que estão sinalizados no meio do circuito. Fora destes trechos cronometrados, vc deve andar devagar, numa velocidade compatível com as leis de trânsito. No final, soma-se o tempo de todas as especiais cronometradas e o piloto que fizer em menor tempo (e não tiver penalização), vencerá.
A cada minuto largam 3 pilotos dos CHs (controle de horário), mas vc não vai precisar largar no gate, disputar curva com eles, nem seguir a ordem, basta vc largar do CH na sua hora marcada, independente de ordem. Não tem problema o nº3 largar na frente do nº1 e nem o 2 largar atrás do 3, o importante é os três pilotos passarem pelo CH dentro daquele minuto especificado na sua cartela.
Nos testes cronometrados, que é onde vc vai acelerar, cada piloto larga sozinho, a cada ± 20 segundos, por ordem de chegada no início do teste, não importando a ordem numérica.

Vamos exemplificar: vc e mais 2 pilotos largam do CH1 (largada) e deslocam tranquilos, juntos ou não, por 500 metros até encontrarem a placa de INICIO de teste cronometrado (iT1). Faz o teste que tem 4 km e lá no final dele tem uma placa de final de teste (fT1). Cruzando por ela, vc desloca novamente por 3 km e encontra outra placa, agora de inicio de teste 2 (iT2). Percorre o teste e encontra outra placa que o finaliza (fT2). Desloca tranqüilo. Faz outro teste (it3 - fT3). Desloca outra vez até encontrar o CH2 no meio do circuito. No CH, vc deve esperar a hora e minuto certo (estará escrito na sua cartela que vc receberá antes da largada) para largar novamente. Vcs 3 largam outra vez no mesmo minuto, deslocam até um novo teste (iT4 - fT4) e assim por diante até chegar na largada novamente (CH3) para mais uma volta.
Normalmente são 3 ou 4 voltas neste circuito de 30 Km, onde a primeira volta é de reconhecimento e não valem os tempos dos testes cronometrados, valem somente os horários de passagem nos CHs (Controles de Horários). Lembro que nos testes cronometrados, o circuito é todo "fechado" pra vc poder acelerar tranqüilo, porém, atenção nunca é demais, pois animais soltos costumam não acatar os pedidos dos organizadores para não entrarem no roteiro.
Já nos deslocamentos, o circuito é aberto ao trânsito normal de veículos e pessoas, portanto, vc deve seguir as leis de trânsito e andar na velocidade condizente, sob pena de ser penalizado pela organização, pois o seu GPS informa a sua velocidade aos organizadores, de 1 em 1 segundo e vc pode ser penalizado por superar a velocidade permitida no local que, normalmente, em estradas rurais, a velocidade máxima é de 40 km/h.

E pra que servem os CHs? Eles servem p/ que a prova siga um fluxo normal no que diz respeito à ordem de largada, ou seja, p/ que não haja atropelos, piloto 50 andando com o 02, categorias misturadas, estas coisas. Se não houvesse os tempos fixos p/ cada piloto largar nos CHs, haveria um acúmulo de pilotos andando ao mesmo tempo, no mesmo lugar, o que acarretaria muito trânsito e em conseqüência disso, atrasos e acidentes.

O que levar?
Fora o que se leva normalmente numa trilha, ajuda muito vc ter um relógio digital com a hora do dia de acordo com a organização e um lugar que vc possa guardar a sua cartela com os horários de passagem nos CHs. Alguns pilotos costumam colar a cartela na moto com fita transparente no p/lama traseiro, na espuma do guidão ou onde achar mais conveniente.

O texto é chato, eu sei, mas na prática essas informações serão assimiladas bem mais facilmente.

Estamos à disposição p/ sanar todas as dúvidas.

Cassius Vinicius Fernandes
Diretor Técnico de Enduro
TCC - Trail Clube de Curitiba
"Pedras no caminho? Guardo todas. Meu castelo está cada dia maior."

BARA
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens
Mensagens: 349
Registrado em: 24 Jul 2006, Seg, 16:52

Re: O que é e como funciona o Enduro FIM

Mensagem por BARA » 25 Out 2011, Ter, 10:14

É " Terrificus ", mais uma vez a didática está perfeita!!!!!!!!

Parabéns !!!!!

Já pensou em ......................................................................................................................................dar aulas? kkkkkkkkkk

Avatar do usuário
Cassius
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 4228
Registrado em: 29 Jul 2004, Qui, 12:52
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Re: O que é e como funciona o Enduro FIM

Mensagem por Cassius » 26 Out 2011, Qua, 9:46

BARA escreveu:É " Terrificus ", mais uma vez a didática está perfeita!!!!!!!!

Parabéns !!!!!

Já pensou em ......................................................................................................................................dar aulas? kkkkkkkkkk
Obrigado, professor!

Nunca pensei, pq tenho exemplos próximos que desistiram de dar aulas para..... vender bomba!! :D
"Pedras no caminho? Guardo todas. Meu castelo está cada dia maior."

Avatar do usuário
Alynne Almeida
... + de 300 mensagens
... + de 300 mensagens
Mensagens: 342
Registrado em: 29 Abr 2008, Ter, 17:06
Regularidade: Sim
FIM: Não
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim
Localização: Curitiba

Re: O que é e como funciona o Enduro FIM

Mensagem por Alynne Almeida » 25 Jan 2012, Qua, 10:46

Categorias Validas para 2012

• ENDURO 1 (E1): motos 2T acima de 175cc e 4T de 251cc à 650cc;
• ENDURO 2 (E2): motos 2T até 125cc e 4T até 250cc;
• ENDURO 3A (E3A): Over 35, pilotos nascidos até 1977;
• ENDURO 3B (E3B): Over 45, pilotos nascidos até 1967;
• ENDURO 4 (E4): força livre nacional, exceto DRz400.(desde CRF230 e TTR230 até XT660);
• ENDURO 5A (ESTREANTES IMPORTADA): Motos importadas de cilindra livre, Pilotos sem experiência que estão começando no enduro. Vale salientar que os 3 primeiros colocados do ranking final da copa serão obrigados a andar na categoria de origem da moto, não sendo permitida a sua participação na categoria estreantes em outros anos, devido ao índice técnico do piloto.
• ENDURO 5B (ESTREANTES NACIONAL): Motos nacionais de cilindra livre, exceto DRz400.(desde CRF230 e TTR230 até XT660). Pilotos sem experiência que estão começando no enduro. Vale salientar que os 3 primeiros colocados do ranking final da copa serão obrigados a andar na categoria de origem da moto, não sendo permitida a sua participação na categoria estreantes em outros anos, devido ao índice técnico do piloto.
• ENDURO 4 LIGHT (E4light): Nacional 2T e 4T até 220cc (DT180, DT200, Agrale, XR 200, XT 225, etc) Essa categoria será constituída por motos ate 220 cilindradas, desde que haja 05 (cinco) inscritos na etapa. Caso não haja o número mínimo de inscritos, estes poderão optar pelas categorias disponíveis.
Caso na 1º etapa da Copa não atinja o numero mínimo de pilotos, não haverá campeonato pra tal categoria, nem a obrigatoriedade dos organizadores de disponibilizar a mesma em suas provas.
• QUADRI: quadriciclos de cilindrada livre. Esta categoria será válida desde que haja 05 (cinco) inscritos na etapa. Caso na 1º etapa da Copa não atinja o numero mínimo de pilotos, não haverá campeonato pra tal categoria, nem a obrigatoriedade dos organizadores de disponibilizar a mesma em suas provas.
Falo a língua dos loucos porque não conheço a mórbida coerência dos lúcidos!!!

donizeti
... - de 10 mensagens
... - de 10 mensagens
Mensagens: 6
Registrado em: 04 Abr 2012, Qua, 10:34
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Re: O que é e como funciona o Enduro FIM

Mensagem por donizeti » 17 Abr 2012, Ter, 15:12

Amigo Cassius, me permita reproduzir seu texto e distribuir por aqui. Sua explicação foi clara e pontual.
abs
Donizeti

Avatar do usuário
Cassius
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 4228
Registrado em: 29 Jul 2004, Qui, 12:52
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Re: O que é e como funciona o Enduro FIM

Mensagem por Cassius » 17 Abr 2012, Ter, 16:29

donizeti escreveu:Amigo Cassius, me permita reproduzir seu texto e distribuir por aqui. Sua explicação foi clara e pontual.
abs
Donizeti
Fique a vontade, Donizeti.

Um abraço, meu amigo.
"Pedras no caminho? Guardo todas. Meu castelo está cada dia maior."

Avatar do usuário
Lessandro
... + de 1000 mensagens
... + de 1000 mensagens
Mensagens: 1302
Registrado em: 10 Set 2004, Sex, 15:19
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim
Localização: Curitiba-Pr

Re: O que é e como funciona o Enduro FIM

Mensagem por Lessandro » 21 Jun 2012, Qui, 18:55

Esta em boa hora de subir esse Topico! :;;;
Alberini

Avatar do usuário
Francisco Ferreira
... + de 200 mensagens
... + de 200 mensagens
Mensagens: 215
Registrado em: 10 Jul 2013, Qua, 18:01
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Re: O que é e como funciona o Enduro FIM

Mensagem por Francisco Ferreira » 20 Mai 2014, Ter, 9:20

Parabéns Cassius, nossa equipe está começando a engatinhar nos enduros e partir para uma coisa mais séria, este seu tópico e com o complemento da Alyne vai nos ajudar muito, nossos pilotos ainda estão meios "chucros", com este tópico ficará mais fácil, obrigado e grande abraço!
Se ela fizesse sexo seria o homem mais feliz do mundo

Avatar do usuário
Cassius
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 4228
Registrado em: 29 Jul 2004, Qui, 12:52
Regularidade: Sim
FIM: Sim
XC: Não
MX: Não
Trilhas: Sim

Re: O que é e como funciona o Enduro FIM

Mensagem por Cassius » 20 Mai 2014, Ter, 17:21

Francisco Ferreira escreveu:Parabéns Cassius, nossa equipe está começando a engatinhar nos enduros e partir para uma coisa mais séria, este seu tópico e com o complemento da Alyne vai nos ajudar muito, nossos pilotos ainda estão meios "chucros", com este tópico ficará mais fácil, obrigado e grande abraço!
Valeu, Francisco! :;;;
É assim mesmo que se inicia na modalidade. Juntam-se os amigos, competem entre si e daqui a pouco, qdo perceberem que é tranquilo e pegarem o jeito, a galera percebe que pode competir de igual prá igual com os demais pilotos.
Sejam muito bem vindos!
"Pedras no caminho? Guardo todas. Meu castelo está cada dia maior."

Responder